A Comunicação em Família
A comunicação é a área mais complexa nos relacionamentos e a que mais afeta casais e familiares. O segredo é praticar aquilo que sabemos ser necessário. Conhecemos os benefícios da comunicação mas usufruímos pouco do que ela pode dar.
É preciso realizar a comunicação e não apenas elaborá-la ou aprender sobre ela. É preciso ter vontade e disposição de exercer a comunicação no lar e em outros ambientes.
Comunicar-se satisfatoriamente envolve o amor à pessoa com quem nos comunicamos, porque exige de nós a preocupação com o modo como serei entendido e o esforço de averiguar se fui compreendido.
Comunicar é manifestar amor. A boa comunicação deve transmitir amor diretamente, positivamente, prestando atenção, compartilhando informações, experiências, sentimentos e valores.
Assegurar tempo para se comunicar é evitar a desvalorização da comunicação. A comunicação em família é valorizada quando um consegue entender a expressão de amor do outro. Escuta o outro com respeito e ambos compartilham experiências como: informações importantes, pensamentos, sentimentos e valores.
Relacionamentos infrutíferos, doentios e amargos, são conseqüências de uma má comunicação.
Para evitar desgastes e promover uma relação saudável, é de grande importância gastar tempo meditando na maneira como iremos transmitir uma informação, tendo o cuidado de escolher o momento adequado para falar. Quando a pessoa chega cansada do trabalho não é a melhor hora para falar de problemas do dia-a-dia.
Escolher as palavras certas e precisas, porque algumas palavras podem parecer ofensivas ou provocantes.Perguntar se a pessoa está disposta a conversar para fazer daquele momento uma prioridade.
Depois de falar pergunte se a pessoa entendeu e se é assim que ela pensa. Saiba ouvir também, pois a outra pessoa tem o direito de se expressar. Podemos ser surpreendidos com uma melhor abordagem de um problema.
Quando o que foi combinado em família, acontecer de maneira satisfatória converse para relembrar quando aquela estratégia foi elaborada.
A boa comunicação em família proporcionará a alegria de ter alcançado o objetivo. Valorizemos então a boa comunicação em família.
Fonte: Extraído da Revista Lar Cristão nº 112,
autor: Magno Paganelli. – Adaptado por: Geremias Lino Pereira.
0 Response to "A Comunicação em Família"
Postar um comentário